Visita da Sra. Ministra da Cultura Maria Gabriela Canavilhas à Casa Museu Padre Belo

“Esta Casa Museu leva o nome do Crato a Portugal e ao Mundo.”

Foi com esta frase que a senhora Ministra da Cultura resumiu a sua opinião sobre a Casa Museu Padre Belo.

No passado dia 10 de Janeiro a Senhora Ministra da Cultura, Maria Gabriela Canavilhas, acendendo a um convite da Santa Casa da Misericórdia do Crato, visitou a Casa Museu Padre Belo.
Nesta visita, que iniciou o seu programa de dois dias ao Distrito de Portalegre, a tutelar da cultura foi acompanhada do seu Chefe de Gabinete, do Senhor Governador Civil de Portalegre assim como da Senhora Directora Regional da Cultura do Alentejo, Professora Aurora Carapinha.
Na Casa Museu a comitiva foi recebida pelo Provedor da Misericórdia, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Presidente do Conselho Fiscal e demais órgãos sociais da instituição, pelo Director da Casa Museu e pelos Reverendos Padre Rui Fernandes e Monsenhor Paulo Dias. Dignaram-se acompanhar e prestigiar esta visita com a sua presença, o Senhor Presidente da Assembleia Municipal do Crato, o Senhor Presidente da Câmara e Senhora Vereadora da Cultura, assim como os Senhores Presidentes de Junta de Freguesia do Concelho.
Assistiram igualmente a este evento alguns Senhores Conselheiros da Casa Museu assim como vários responsáveis de instituições do Concelho.
Gabriela Canavilhas que visitou pormenorizadamente a Casa Museu apreciou a ímpar colecção de arte que o Padre Belo reuniu ao longo da sua vida, tendo destacado a forma surpreendente da grandeza e forma da colecção que, para além da natural reunião de peças, é caracterizada por uma forte carga simbólica e espiritual. A forma como as peças estão expostas e a distribuição temática conseguida caracterizam a Casa Museu, disse a Senhora Ministra, como uma das instituições mais interessantes que já teve oportunidade de conhecer.
Depois de assinar o Livro de Honra da Casa Museu e de se dirigir aos presentes, deslocou-se à Santa Casa da Misericórdia onde lhe foi oferecido um jantar.
Esta visita inseriu-se numa série de actividades que a Casa Museu está a desenvolver, onde se poderá destacar a cedência de peças ao Museu da Presidência da República, o lançamento do Prémio Padre Belo - Mérito Académico, assim como a candidatura à Rede Portuguesa de Museus.
Apresentamos alguns momentos desta visita que muito honrou a Misericórdia do Crato e prestigiou a memória do Padre Belo.

Get Adobe Flash player
Voltar Topo