O que é o SNOEZELEN?

“Snoezelen significa SNUFFELEN = Ver e explorar; DOEZELEN = Relaxar, é uma sala equipada com rico material sensorial. Local maravilhoso, feito de luz, sons, cores, texturas e aromas, onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados. Encantam os que veem ou tocam desviando o seu stress e agressividade. Os sentidos primários (visão, audição, tacto, paladar, olfacto) são estimulados dando sensação de prazer, favorecendo o desenvolvimento intelectual (Amcip, 2009)”.

Dado o nível elevado de dependência de muitos idosos e outras pessoas portadoras de deficiência institucionalizados ou crianças com necessidades educativas especiais, é preciso encontrar alternativas e complementos à fisioterapia, à animação sociocultural, à terapia ocupacional e outras atividades para que estes possam ter maior qualidade de vida.

Os resultados positivos, revelados pela investigação na área da estimulação sensorial, têm contribuído para a crescente importância do Snoezelen enquanto tratamento complementar à intervenção clínica-reabilitação. A estimulação sensorial é utilizada como promotora de relaxamento e lazer, especialmente aos que estão em processos de demenciais e também numa vertente preventiva e alívio da dor ou facilitadora de aprendizagens ou descoberta de emoções e reações. O som, a água e a música possuem uma forte capacidade de estimulação, atuando em múltiplos circuitos neocorticais, a nível da propriocepção, sistema vestibular e cinestésico.

O Snoezelen é, sem dúvida, um campo fértil de buscas, de descobertas e possibilidades para a promoção de maior qualidade de vida.

Get Adobe Flash player

Voltar Topo